Qua, 29 de janeiro de 2020, 17:23

Guia do Calouro
Conheça as principais funcionalidades utilizadas pela comunidade acadêmica
Guia do calouro

No intuito de facilitar o direcionamento dos calouros à vida universitária, a STI desenvolveu uma cartilha listando e explicando as principais funcionalidades dos sistemas utilizados pela comunidade acadêmica da Universidade Federal de Sergipe. Ao final da matéria você poderá efetuar o download da cartilha Guia do Calouro, onde estarão agrupadas informações sobre todos os sistemas citados, confira abaixo:


  • SIGAA: É o sistema que engloba as informações acadêmicas dos discentes. Através dele é possível consultar boa parte da vida acadêmica do aluno, como notas, faltas, matérias, locais e horários das aulas, restaurante universitário, biblioteca, ações de extensão, bolsas, auxílios, estágios, datas para provas, matrícula online, entre outros.
    Para ter acesso a esse sistema, o aluno deve acessar o endereço www.sigaa.ufs.br para realizar o seu autocadastro.

    Acesse o manual através desse link: Manual de auto cadastro

  • Carteira Institucional: É a carteira de identificação pessoal do aluno na instituição. Antes de imprimir a Carteira Institucional, é necessário que o aluno adicione uma foto no SIGAA e em seguida dirija-se ao setor responsável pela homologação da foto(se informe no DAA do seu Campus qual o setor responsável).
    Com a foto homologada, basta fazer o login no SIGAA e clicar no banner da ‘Carteira Institucional’, que fica ao lado direito da tela logo abaixo da foto. O PDF da carteira será gerado automaticamente e você poderá imprimir.
    A carteira institucional serve para:
    - Fazer refeições no restaurante universitário
    - Fazer empréstimo de livros na Biblioteca

    Confira aqui o Manual de Emissão da Carteira Institucional

  • Restaurante Universitário: Os alunos da UFS, na posse da carteira institucional, têm direito a realizar as suas refeições no RESUN, que fornece almoço e jantar de segunda à sexta. Para fazer alguma refeição no Restaurante Universitário, você usará o código de barras da sua Carteira Institucional. Mas antes, você precisará comprar créditos para pagar as refeições (que custam R$1,00 para alunos de graduação). Para isso, acesse o SIGAA e selecione os menus RESUN > Gerar GRU. Escolha o valor que irá adicionar de crédito e gere o boleto.
    OBS: Os boletos podem ser pagos apenas pelo Banco do Brasil.

    Confira aqui o Manual do Restaurante Universitário

  • Biblioteca: Para efetuar algum empréstimo, também será necessário o uso do código de barras da Carteira Institucional, além da criação de uma senha de 6 dígitos, que será feita na própria biblioteca no momento do primeiro empréstimo. Você pode fazer o empréstimo em qualquer uma das Bibliotecas da UFS.
    Pergamum: É o sistema da biblioteca utilizado para pesquisar títulos, consultar histórico, fazer reservas e renovações, basta acessar o endereço pergamum.ufs.br. O login será feito através do número de matrícula e a senha criada na biblioteca.

  • App eUFS: A aplicação permite que o aluno da UFS, seja ele do ensino médio, da graduação ou da pós-graduação possa realizar algumas consultas relativas ao seu dia a dia acadêmico, o app agrupa algumas funcionalidades do SIGAA. Ele disponibiliza consulta de horários, tópicos das aulas com download de material, histórico de turmas e disciplinas dos períodos anteriores assim como atividades, tarefas e datas das avaliações cadastradas pelos professores.
    OBS: Disponível para Android e iOS.
    - Dispositivos Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.ufs.nti.sigaa
    - Dispositivos Apple: https://apps.apple.com/us/app/eufs-aluno/id1487866961

  • App Caixa Postal: Aplicativo que permite recebimento de notificações do caixa postal do SIGAA.
    - Dispositivos Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.ufs.nti.cxmobile
    - Dispositivos Apple: https://apps.apple.com/us/app/caixa-postal-ufs/id1484412415

  • Eduroam: Rede de wi-fi utilizada na Universidade pela comunidade acadêmica. Para ficar conectado, você precisa:
    - Android: Conectar o wi-fi na rede Eduroam e fazer o login preenchendo os campos ‘Identidade’ com o seu login do SIGAA + "@ufs.br" e ‘Senha’ com a sua senha também do SIGAA.
    - IOS: Acesse o site http://eduroam.ufs.br/pagina/20959-cat-eduroam-ufs e faça o download da ferramenta auxiliar de configuração (CAT) correspondente à versão do sistema de seu dispositivo. Em seguida, confirme a instalação e siga os mesmos passos citados no tópico anterior dos dispositivos Android.

    OBS: Para mais informações ou em caso de problemas, acesse os Tutoriais do Eduroam disponíveis no Portal UFS.

  • E-mail Acadêmico (ufs.br): O e-mail acadêmico é o sistema de e-mail da UFS que permite a criação de e-mails com formato nome@ufs.br. Ele pode ser acessado pelo portal da UFS ou diretamente pelo site www.webmail.ufs.br.

    Para saber como é feito o processo, acesse o Manual de Solicitação de e-mail acadêmico.

  • Acesso ao Portal da CAPES: O portal de Periódicos da CAPES é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza às instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Possuem acesso livre e gratuito ao conteúdo do Portal de Periódicos professores, pesquisadores, alunos e funcionários vinculados às instituições participantes, dentre elas, a Universidade Federal de Sergipe.

    Para aprender o processo de acesso, consulte o Manual de Acesso ao Portal da CAPES.

  • Pacote Office 365: O Office 365 da Microsoft está disponível gratuitamente para toda a comunidade acadêmica, o serviço garante acesso à maioria dos programas do pacote.
    O acesso ao Office 365, primeiramente, é feito pela solicitação de uma senha através do mudasenha.ufs.br. No caso dos alunos, a lacuna disponível para “Nome do usuário” deve ser preenchida com o número de matrícula do estudante. Uma vez com a senha em mãos, é preciso acessar portal.office.com. O e-mail utilizado deve seguir o modelo: nº de matricula@office.ufs.br
    Para mais informações, acesse a matéria produzida pelo Portal UFS: http://www.ufs.br/conteudo/63988-office-365-esta-disponivel-gratuitamente-para-toda-a-comunidade-academica



Atualizado em: Sex, 07 de fevereiro de 2020, 17:39
Notícias UFS