Sex, 18 de novembro de 2016, 09:00

Núcleo de Tecnologia da UFS lança novo sistema de carteirinha
Sistema trará maior comodidade aos usuários

O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) torna público o novo sistema para confecção das carteiras de identificação estudantil e funcional da universidade. O sistema foi desenvolvido pela equipe do NTI, Fernanda Almeida, Danilo Ramos e Mike Farias.

A partir de agora, a confecção das carteirinhas deixará de ser realizada pelo DCV (Divisão de Concursos de Vestibular) e poderá ser emitida pelo SIGAA, de qualquer computador que os usuários tenham acesso ao sistema, visando maior agilidade e comodidade. Somente os discentes da graduação, pós-graduação, docentes e alunos do Codap (Ensino fundamental e médio) ativos e servidores em exercício (e aposentados) na instituição poderão emitir a carteira.

Os principais motivos da mudança se dão por questões técnicas e principalmente pela redução de custos na impressão das carteiras estudantis e funcionais como conhecemos hoje. Adriel Moura, técnico de informática da DCV, explica que cada usuário deverá logar no seu ambiente no portal SIGAA e colocar a foto no seu perfil no sistema atendendo aos padrões pré-estabelecidos que estão disponíveis no próprio sistema e depois comparecer a um posto de atendimento para homologação da foto. No campus de São Cristóvão, esse posto será na DCV e o usuário deverá apresentar um documento de identificação com foto.

Após a análise, a foto será homologada e o usuário poderá imprimir a carteira. A partir de agora, a comunidade externa poderá autenticar a veracidade da carteira e a mesma irá conter uma data de validade. Para os usuários de outro campus, haverá em cada um deles um posto de atendimento responsável para homologação das fotos. As carteiras no antigo modelo continuam tendo a mesma funcionalidade.

Em casos de dúvidas ou dificuldades, acessem o manual de auxílio feito pelo NTI: Emissão da carteira de identificação estudantil

Atualizado em: Sex, 18 de novembro de 2016, 15:29