Qui, 07 de janeiro de 2021, 10:27

Guia do Calouro
Orientações sobre os principais sistemas e serviços da UFS
Guia do calouro

A STI preparou este guia para você calouro que ainda se sente perdido ao realizar alguma tarefa nos sistemas da UFS.

SIGAA

É o sistema que engloba as informações acadêmicas dos discentes. Através dele, é possível verificar boa parte da sua vida acadêmica, como notas, faltas, matérias, locais e horários das aulas, restaurante universitário, biblioteca central, ações de extensão, bolsas, auxílios, estágios, datas para provas, matrícula online, entre outros. Para ter acesso a esse sistema, acesse o endereço www.sigaa.ufs.br e realize o seu autocadastro.

OFFICE 365

Através de uma parceria entre Universidade Federal de Sergipe e a Microsoft, o Office 365 está disponível de forma gratuita para alunos, docentes e técnicos administrativos. Trata-se de um pacote de serviços e ferramentas que podem ser utilizados através do navegador de internet. O pacote engloba os já conhecidos softwares da Microsoft, como Word, Excel e Powerpoint, de forma online, assim como algumas outras ferramentas muito úteis, como o Onedrive (para armazenamento e compartilhamento de arquivos na Nuvem) e o Teams, que é uma ferramenta de comunicação e colaboração online entre equipes de trabalho.

BIBLIOTECA

O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Sergipe (SIBIUFS) informa que, devido à suspensão temporária do funcionamento das bibliotecas, estarão disponíveis para toda a comunidade acadêmica da UFS os serviços abaixo, que serão atendidos exclusivamente pelo e-mail bibliotecasufs@gmail.com:

• Confecção de ficha catalográfica; solicitações de artigos e partes de documentos via Comutação Bibliográfica (COMUT);
  • Emissão do Nada Consta (o atendimento será para casos excepcionais, mediante solicitação exclusiva do DAA à Direção do SIBIUFS);
  • Apoio a levantamento bibliográfico;
  • Dúvidas e auxílio para pesquisas e bases de dados;
  • Serviço de informação com o apoio do setor de acessibilidade.

APPS - Caixa Postal / eUFS aluno

eUFS Aluno

O app eUFS permite você realize algumas consultas relativas ao seu dia a dia acadêmico. Ele possibilita a consulta de horários, tópicos das aulas com download de materiais, histórico de turmas e disciplinas dos períodos anteriores, assim como atividades, tarefas e datas de avaliações cadastradas pelos professores.

Caixa Postal

Esse aplicativo permite o recebimento das mensagens enviadas para a Caixa Postal do SIGAA.

E-MAIL ACADÊMICO

O e-mail acadêmico é o sistema de e-mail da UFS que permite a criação de e-mails com formato login_do_sigaa@academico.ufs.br. Com ele, você tem acesso à plataforma Google For Education, que possui serviços como Gmail, Drive, Classroom, Hangouts, Meet, entre outros.

Você pode baixar o pdf com todas essas orientações logo aqui abaixo.

Atualizado em: Qui, 18 de janeiro de 2024, 21:18