Qua, 24 de novembro de 2021, 10:17

Veja o que ocorreu no penúltimo dia da 7ª Semana Acadêmico-Cutural da UFS
Evento termina nesta quarta, 24
Fotos: reprodução.

Dando continuidade às atividades da 7ª Semana Acadêmico-Cultural (Semac) da UFS, ocorreu na tarde de terça, 23, a entrega de certificação aos Projetos de Destaque em Extensão. Trata-se de uma iniciativa do 8º Encontro de Iniciação de Extensão (EIX), o qual possui o intuito de integrar a universidade com a sociedade sergipana. O evento foi mediado pela pró-reitora de Extensão Sueli Maria. Acompanhe o evento no canal da UFS no YouTube.

Veja a programação completa da Semac

Semac 2

“É uma expectativa maravilhosa tanto para quem vai apresentar quanto para quem vai assistir, além de ser um momento rico para a universidade pois nessa Semana Acadêmica temos a oportunidade de levar para comunidade uma pequena amostra do que é feito na universidade para a sociedade”, comentou.

Também nessa tarde houve a realização do minicurso “O que é ciência?” que "discorreu em torno do conceito geral de ciência dentro de uma perspectiva sistemática de conhecimento científico ao abordar pontos como as fronteiras entre ciência (epistéme) e senso comum (dóxa), o pensamento mítico e a reflexão filosófica". Foi ministrado pelo professor Saulo Henrique Souza.

Semac 3

“Ciência de certa forma é uma explicação dos fenômenos. E o que são esses fenômenos? São coisas que ocorrem e que podem ser presenciados, vividos, observados, que geram curiosidade ou que inicialmente não há explicação”, explicou o professor.

Ainda segundo ele, “ciência é uma demonstração dos fenômenos a partir da razão do ser humano. O ser humano produz essa razão e produz a ciência, por isso ela é falha, mas está sempre avançando, pois ciência não é verdade e sim uma explicação provável”.

No período da noite outras atividades foram realizadas, como o evento do Departamento de Línguas Estrangeiras “Refletindo sobre a agência e formação de professores e conhecendo as propostas do Calles para 2022”, o minicurso “Aspectos éticos da pesquisa com seres humanos” e a entrega do Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica, cujo objetivo consiste em incentivar alunos de IC, remunerados ou voluntários, que se destacaram sob os aspectos de relevância e qualidade do seu relatório final e da sua comunicação oral durante o 31º Encontro de Iniciação Científica da UFS (EIC).

comunic@academico.ufs.br

Atualizado em: Qua, 24 de novembro de 2021, 11:17