Seg, 24 de janeiro de 2022, 11:33

Projeto do Departamento de Educação Física pretende inscrever 500 estudantes da rede pública e da UFS em atividades esportivas
Programa Segundo Tempo está previsto para ter início na primeira semana de fevereiro
Atletismo é uma das modalidades presentes no projeto. Na foto, competição na pista da UFS. (fotos: arquivo/Adilson Andrade/Ascom UFS)

O professor do Departamento de Educação Física (DEF) Ailton Oliveira teve seu projeto escolhido em edital do Ministério da Cidadania para o Programa Segundo Tempo, que proporciona práticas esportivas com orientação de professores e materiais didáticos a pessoas de 6 a 17 anos prioritariamente de áreas de vulnerabilidade social e matriculadas na rede pública de ensino.

Na UFS, a iniciativa acontecerá de duas formas: o Segundo Tempo Padrão (200 vagas para essas crianças e adolescentes da rede pública) e o Segundo Tempo Universitário (300 vagas para universitários). Há vagas inclusive para pessoas com deficiência.

O programa atua em diversas universidades públicas, e na UFS acontecerá pela primeira vez este ano.

“O Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Geral do Esporte, lança convites para as universidades. As instituições elaboram um projeto e o encaminham, e assim são escolhidos os melhores. Logo depois é feito o termo de execução de centralização dos recursos para a sua execução”, explica o professor.

Ao todo, o programa terá 3 professores e 6 monitores que desenvolverão ações como natação, atletismo, voleibol de areia, badminton, futsal e futebol na formato Padrão e handebol, handebol para cadeirantes e beach handebol no Universitário.

Inscrição

Ginásio do DEF abrigando partida de badminton, que também compõe as práticas do Segundo Tempo na UFS.

O processo de inscrição dos estudantes já está ocorrendo. “Estamos indo nas escolas municipais junto com as secretarias de Educação e de Esporte de São Cristóvão fazendo as inscrições para o Programa Segundo Tempo Padrão. Já para o Segundo Tempo Universitário, iremos lançar um convite por meio de um informe no site da universidade para que aqueles que tiverem interesse”.

Ainda segundo o docente, o programa contribui para a comunidade acadêmica nas seguintes vertentes: para os professores, viabilizando pesquisa, ensino e extensão; para a formação, uma vez que está dentro do caráter formativo do projeto pedagógico do curso; e para os alunos, tanto os bolsistas e monitores quanto os que poderão fazer estágio obrigatório e não obrigatório, sendo um campo de prática.

“Sabemos do papel que o esporte tem na vida de uma criança e de um jovem e queremos trazer mais projetos para que possamos cada vez mais oferecer uma ação no sentido de contribuir para alterar a realidade extramuros da universidade e até mesmo dentro da universidade”, avalia.

O projeto deve começar em fevereiro. “Estamos na fase final para a contratação dos bolsistas e compras dos equipamentos. A partir do dia 17 de janeiro iremos realizar as reuniões pedagógicas e planejamento das ações que serão desenvolvidas. Na UFS, o Segundo Tempo está previsto para ter início na primeira semana de fevereiro e terá a duração de 2 anos”, conclui.

Verônica Soares (bolsista)

Luiz Amaro (edição)