Seg, 24 de janeiro de 2022, 11:33

Projeto do Departamento de Educação Física pretende inscrever 500 estudantes da rede pública e da UFS em atividades esportivas
Programa Segundo Tempo está previsto para ter início na primeira semana de fevereiro
Atletismo é uma das modalidades presentes no projeto. Na foto, competição na pista da UFS. (fotos: arquivo/Adilson Andrade/Ascom UFS)
Atletismo é uma das modalidades presentes no projeto. Na foto, competição na pista da UFS. (fotos: arquivo/Adilson Andrade/Ascom UFS)

O professor do Departamento de Educação Física (DEF) Ailton Oliveira teve seu projeto escolhido em edital do Ministério da Cidadania para o Programa Segundo Tempo, que proporciona práticas esportivas com orientação de professores e materiais didáticos a pessoas de 6 a 17 anos prioritariamente de áreas de vulnerabilidade social e matriculadas na rede pública de ensino.

Na UFS, a iniciativa acontecerá de duas formas: o Segundo Tempo Padrão (200 vagas para essas crianças e adolescentes da rede pública) e o Segundo Tempo Universitário (300 vagas para universitários). Há vagas inclusive para pessoas com deficiência.

O programa atua em diversas universidades públicas, e na UFS acontecerá pela primeira vez este ano.

“O Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Geral do Esporte, lança convites para as universidades. As instituições elaboram um projeto e o encaminham, e assim são escolhidos os melhores. Logo depois é feito o termo de execução de centralização dos recursos para a sua execução”, explica o professor.

Ao todo, o programa terá 3 professores e 6 monitores que desenvolverão ações como natação, atletismo, voleibol de areia, badminton, futsal e futebol na formato Padrão e handebol, handebol para cadeirantes e beach handebol no Universitário.

Inscrição


Ginásio do DEF abrigando partida de badminton, que também compõe as práticas do Segundo Tempo na UFS.
Ginásio do DEF abrigando partida de badminton, que também compõe as práticas do Segundo Tempo na UFS.

O processo de inscrição dos estudantes já está ocorrendo. “Estamos indo nas escolas municipais junto com as secretarias de Educação e de Esporte de São Cristóvão fazendo as inscrições para o Programa Segundo Tempo Padrão. Já para o Segundo Tempo Universitário, iremos lançar um convite por meio de um informe no site da universidade para que aqueles que tiverem interesse”.

Ainda segundo o docente, o programa contribui para a comunidade acadêmica nas seguintes vertentes: para os professores, viabilizando pesquisa, ensino e extensão; para a formação, uma vez que está dentro do caráter formativo do projeto pedagógico do curso; e para os alunos, tanto os bolsistas e monitores quanto os que poderão fazer estágio obrigatório e não obrigatório, sendo um campo de prática.

“Sabemos do papel que o esporte tem na vida de uma criança e de um jovem e queremos trazer mais projetos para que possamos cada vez mais oferecer uma ação no sentido de contribuir para alterar a realidade extramuros da universidade e até mesmo dentro da universidade”, avalia.

O projeto deve começar em fevereiro. “Estamos na fase final para a contratação dos bolsistas e compras dos equipamentos. A partir do dia 17 de janeiro iremos realizar as reuniões pedagógicas e planejamento das ações que serão desenvolvidas. Na UFS, o Segundo Tempo está previsto para ter início na primeira semana de fevereiro e terá a duração de 2 anos”, conclui.

Verônica Soares (bolsista)

Luiz Amaro (edição)

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Ter, 25 de janeiro de 2022, 10:37
Notícias UFS