Seg, 27 de junho de 2022, 11:56

Reitor e pró-reitor da UFS comporão Comissão que vai elaborar o Plano Nacional de Pós-Graduação
O plano é relativo ao decênio 2021-2030

Dois professores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) comporão a comissão responsável pela elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação - PNPG, relativo ao decênio 2021-2030, instituída pela presidência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

São eles o reitor Valter Joviniano de Santana Filho e o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Lucindo José Quintans Junior. Assinada pela presidente da Capes, Claudia Mansani Queda de Toledo, a Portaria Nº 113, instituindo a Comissão, foi publicada no último dia 24 deste mês no Diário Oficial da União.

Valter Santana é reitor da UFS. (foto: Pedro Ramos/Ascom UFS)

Presidida pelo pesquisador e professor da Escola Paulista de Medicina - Unifesp, Esper Abrão Cavalheiro, a Comissão poderá contar com até 38 membros. São 24 professores e pesquisadores de instituições diversas e cinco membros de honra do PNPG de representação histórica.

Também deverá contar com outros nove membros a serem indicados pelas seguintes instituições: Associação Brasileira das Universidades Comunitárias – ABRUC, Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES, Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais – ABRUEM, Associação Nacional das Universidades Particulares – ANUP, Associação Nacional de Pós-Graduandos – ANPG, Associação Nacional dos Centros Universitários – ANACEU, Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – ANDIFES, Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras – CRUB e Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação – FOPROP.

Lucindo Quintans é pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFS. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS

“Sem dúvida, essa Comissão é muito significativa, pois definirá novas diretrizes, estratégias e metas da política de pós-graduação e pesquisa no Brasil nos próximos anos”, afirmou o reitor da UFS, Valter Santana. “É um grande feito uma pequena instituição de ensino superior ter dois nomes indicados”, comemorou o pró-reitor Lucindo Quintans.

Além dos membros, a Comissão contará com a colaboração de apoio técnico de servidores e colaboradores da Capes. A Comissão deverá apresentar a proposta do referido Plano em até 12 meses após sua formação e poderá ser dividida em comissões temáticas.

Marcos Cardoso - Rádio e TV UFS