Ter, 31 de janeiro de 2023, 16:47

Com reabertura do Resun no Sertão, UFS volta a oferecer alimentação institucional em todos os campi
Reabertura completa ciclo de fornecimento médio de 7.650 refeições diárias
(Fotos: Adilson Andrade/AscomUFS)

“Hoje tive aula pela manhã e, se não tivesse Resun, teria de ir pra casa, – nesse sol de 36 graus –, almoçar, e depois voltar para a aula de tarde. Agora eu vou almoçar aqui, espero na biblioteca, ou em outra sala, e já começo a aula pela tarde. Essa dinâmica fica muito mais fácil. Assim fica melhor, muito melhor”, comenta o estudante Vitor Oliveira da Cruz.

Vindo de Itabaianinha para cursar Medicina Veterinária em Glória, Vitor é um dos muitos estudantes beneficiados pela reabertura do Restaurante Universitário do Campus Sertão nesta segunda, 30. Após São Cristóvão, Laranjeiras, Aracaju, Lagarto e Itabaiana, a reabertura do restaurante no Sertão completa um ciclo de fornecimento médio de 7.650 refeições diárias em todos os campi da Universidade Federal de Sergipe.

Vitor Oliveira da Cruz, aluno do quarto ciclo de Medicina Veterinária em Glória
1g6a5732 1500x1000
1g6a5546 1500x1000

“Entendemos que a alimentação institucional é extremamente importante não só para garantir a segurança alimentar e nutricional dos nossos alunos – por conta da refeição saudável, balanceada –, mas, sobretudo, porque a presença de um restaurante universitário possibilita ampliar o tempo de permanência do aluno no campus e ele passa a se dedicar relativamente mais à vida universitária”, pontua o pró-reitor de Assuntos Estudantis Marcelo Mendes.

Para duas alunas do primeiro ciclo, Rebeka dos Anjos Oliveira, de Engenharia Agronômica, e Isabela de Santana, de Agroindústria, pesam a facilidade e a economia. “Ajuda bastante, porque para ir em casa fazer almoço, complica. É mais facilidade para não atrasar as aulas”, diz Isabela, sempre completada por Rebeka: “E não só isso, mas também o valor, que é muito acessível para quem não tem muitas condições. Aqui tem muita gente que passa por dificuldade e precisa do restaurante”.

Presente à reabertura, Marcelo Mendes (esq., pró-reitor de Assuntos Estudantis), Anne Kelly (diretora do campus), Rosalvo Ferreira (vice-reitor) e Valdir Ribeiro Júnior (vice-diretor do campus)
1g6a5591 1500x1000
Isabela de Santana (esq.) e Rebeka dos Anjos Oliveira, alunas de Agroindústria e Engenharia Agronômica, respectivamente

Acompanhando a reabertura, o vice-reitor, Rosalvo Ferreira, comenta que “certamente esses primeiros meses do semestre letivo vão mostrar a qualidade e também em que medida podemos melhorar o atendimento para que os alunos tenham de fato alimentação adequada, no horário correto e contribuam com a formação da universidade no processo de crescimento institucional”.

M dia de refei  es di rias por resun 01
1g6a5741 1500x1000

Ele destaca também o fato de que “o sistema de refeitórios da universidade permite que o aluno possa concluir seu curso num tempo médio menor. É uma oportunidade, mas também uma questão de respeito da universidade aos alunos que ingressam. A gestão superior da universidade tem feito um esforço enorme para que todos os recursos sejam aplicados da melhor forma possível com esse com efetividade, melhorando as taxas de sucesso de conclusão de curso”, conclui Rosalvo.

Raisa Soares Móes, responsável pelo Resun no Campus Sertão
Questionário para avaliação do serviço

Avaliação do serviço

No contrato atual do Resun, a nota dada pelos alunos para as refeições têm um peso maior no processo de pagamento da empresa que presta o serviço.

“Através de um QRCode, os usuários do restaurante têm acesso a um breve questionário através do qual podem avaliar a qualidade da refeição, dando uma nota de 0 a 5. Ano passado, a unidade do Sertão era a que mais tinha manifestações. Estamos sempre conscientizando os estudantes porque é isso que impacta diretamente o serviço”, explica Raisa Soares Móes, responsável pelo Resun Sertão.

Márcio Santana - Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br