Qui, 25 de maio de 2023, 16:14

Aniversário da UFS engloba plantio de mudas no Campus São Cristóvão
Foram plantadas mudas de ipê, flamboyant e outras espécies da Mata Atlântica
Foto: Elisa Lemos/Ascom UFS

Seguindo a programação de comemorações pelos 55 anos da Universidade Federal de Sergipe (UFS), foram plantadas nos espaços do Campus de São Cristóvão mudas de árvores cedidas pela Biofábrica do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) à instituição. O plantio ocorreu na manhã da última quinta-feira, 25, e desta sexta-feira, 26, e faz parte do projeto de arborização desenvolvido nos campis da universidade.

“A UFS nasceu em um espaço que já havia árvores, por isso é essencial que a instituição atue frequentemente no plantio e replantio de mudas para recuperar as áreas e devolver essas plantas para a natureza, a fim de garantir também a qualidade do ar, temperatura e incentivar que atividades de extensão e ensino sejam desenvolvidas a partir dos estudos institucionais”, argumenta o vice-reitor Rosalvo Ferreira.

+Confira a programação dos 55 anos da UFS

Foto: Elisa Lemos/Ascom UFS

As mudas foram plantadas pelo Horto Florestal da UFS que é coordenado pelo Departamento de Gestão Ambiental e Segurança do Trabalho (DGASET), com auxílio do professor Genésio Ribeiro.

“Hoje nós estamos aqui, felizes, realizando um plantio comemorativo pelo aniversário da universidade, espalhando mudas de árvores em vários pontos da UFS, mas é importante destacar também que temos um projeto anual que visa arborizar o campus com cerca de 300 mudas”, ressaltou o docente Genesio Ribeiro.

Plantio

Foto: Elisa Lemos/Ascom UFS

Durante a atividade, foram plantadas mudas de ipê, flamboyant e outras espécies da Mata Atlântica. O plantio aconteceu próximo aos prédios da Reitoria e do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) na quinta-feira, e da Biblioteca Central nesta sexta-feira.

Além do plantio no Campus de São Cristóvão, serão agendadas outras atividades desse tipo nos outros campi da UFS ao longo do ano.

O Engenheiro Agrônomo da UFS, Richard Matos, acompanhou a atividade.“Esse ato é muito importante, porque visa reflorestar a universidade com componentes arbóreos, pensando não somente na questão ambiental, mas também no abrigo dos animais que estão no campus e no conforto térmico das pessoas que convivem aqui”, destaca.

Foto: Elisa Lemos/Ascom UFS

O núcleo de Horto Florestal atua na participação do arborismo e paisagismo dos campi da UFS e já contribuiu em ações como o plantio de craibeira no Memorial da Democracia nas comemorações do cinquentenário da UFS e também no processo das primeiras árvores plantadas no campus de Lagarto.

Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br